quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A avaliação na Educação Infantil

Mesmo que a educação infantil tenha conquistado uma valorização como a fase mais importante na vida e no desenvolvimento dos seres humanos, a forma como a avaliação vem sendo aplicado nela não favorece para diagnosticar as necessidades fundamentais dos educandos.
Na Educação Infantil as crianças iniciam suas primeiras aprendizagens sociais e intelectuais como sujeito, sendo assim para avaliar o seu desempenho ao invés de uma tabela fragmentada, o ideal é utilizar uma avaliação com mais seriedade, contínua que analise seu desempenho como um todo e que seja registrada em forma de relatório descritivo.
Esse relatório descritivo será mais significativo do que uma tabela que pouco relata o cotidiano infantil, já os relatórios descritivos abrangem além do cotidiano o desenvolvimento das crianças e organiza os dados sobre seu desenvolvimento na creche e na pré-escola.
Porém para que essa forma de avaliar seja eficaz e suficiente, é necessário um engajamento por parte do docente que deve estar atento e anotar dados relevantes de seus educandos durante as atividades. Analisando o comportamento, envolvimento, participação, e efetuando anotações diárias, ao final do bimestre juntando todas as informações ela terá subsídios para redigir um relatório que contemple todo o desenvolvimento dos educandos.
Com o relatório descritivo ao invés de um x na tabela indicando que “já sabe pegar no lápis”, os pais terão uma informação mais precisa como, por exemplo, “o aluno apresenta uma coordenação motora bem desenvolvida, consegue pegar corretamente no lápis, além de amarrar os cadarços dos sapatos”.
Por meio dessa forma de registro o docente consegue apresentar aos pais o trabalho que vem desenvolvendo com as crianças, relatando o que elas já conseguem realizar, o que precisa aprender. Levando em consideração detalhes do cotidiano e colocando-os nos relatórios pais poderão perceber a importância de cada atividade e ter noção de para que servem cada uma delas em relação ao desenvolvimento dos aspectos motor, cognitivo, afetivo e social.




Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita



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