Ao
trabalhar com os anos iniciais é extremamente necessário que o professor
realize uma sondagem para identificar o que cada criança da classe já sabe,
essa medida serve para avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais
adequadas para cada aluno.
Uma
atividade de diagnóstico mais utilizada por docentes que se preocupam com a
aprendizagem efetiva de seus alunos é o ditado de uma lista de palavras de um mesmo
campo semântico, como por exemplo, materiais escolares, com quantidade
diferentes de sílabas.
Essa
atividade permite que montem o mapa dos saberes, que auxilia a montar os grupos
de educandos, além de servir para informar para os pais referente aos avanços
de cada integrante da classe.
Lembrando
que os dados do diagnóstico devem servir para orientar o docente a planejar
atividades e que não se deve aplicar atividades diferentes para alunos em fase
diferente, pois os que já avançaram necessitam aprender novos conteúdos. Porém
os outros precisam caminhar junto à classe, fazendo atividades iguais e as
intervenções necessárias, o agrupamento permite que um educando aprenda com o
outro.
Sendo
assim, o professor deve aplicar atividades com características desafiadoras que
permitem que a turma toda avance no sistema de escrita.
Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e
Priscila Fuzita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário