quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sondagem – Avaliação que favorece o processo de ensino - aprendizagem

Ao trabalhar com os anos iniciais é extremamente necessário que o professor realize uma sondagem para identificar o que cada criança da classe já sabe, essa medida serve para avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno.
Uma atividade de diagnóstico mais utilizada por docentes que se preocupam com a aprendizagem efetiva de seus alunos é o ditado de uma lista de palavras de um mesmo campo semântico, como por exemplo, materiais escolares, com quantidade diferentes de sílabas.
Essa atividade permite que montem o mapa dos saberes, que auxilia a montar os grupos de educandos, além de servir para informar para os pais referente aos avanços de cada integrante da classe.
Lembrando que os dados do diagnóstico devem servir para orientar o docente a planejar atividades e que não se deve aplicar atividades diferentes para alunos em fase diferente, pois os que já avançaram necessitam aprender novos conteúdos. Porém os outros precisam caminhar junto à classe, fazendo atividades iguais e as intervenções necessárias, o agrupamento permite que um educando aprenda com o outro.
Sendo assim, o professor deve aplicar atividades com características desafiadoras que permitem que a turma toda avance no sistema de escrita.





 Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário