A avaliação contínua é considerada um
método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação
não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas
bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.
O professor deve estar sempre atento e
promovendo atividades que possibilitam a avaliação do aluno e o seu
desenvolvimento. Mas que tipo de atividades? Para saciar essa dúvida veja
abaixo a relação de atividades que podem ser aplicadas no processo de avaliação
contínua, não só na educação matemática, mas em outras disciplinas.
• Essa avaliação pode ocorrer por meio da
observação permanente do professor. Esse deve estar sempre atento e anotando
todo o desenvolvimento do aluno, dessa forma será capaz de avaliar as suas
atitudes, a sua participação, o seu interesse, a sua comunicação oral e
escrita, o confronto e a defesa de idéias de cada um.
• O professor pode montar fichas de
avaliação de cada aluno, nelas irão conter informações observadas diariamente
sobre atividades realizadas em sala de aula e o desempenho de cada aluno, que
será uma forma de avaliação e a montagem de um perfil de desenvolvimento de
cada aluno durante o ano letivo.
• Realizar testes, provas e jogos em
grupos é uma forma de avaliar, desde que seja aplicado com freqüência para que
o aluno aprenda que avaliação é um processo natural do seu desenvolvimento
intelectual.
• Essa avaliação pode ser feita na forma
de auto-avaliação, ou seja, o próprio aluno avalia o seu desempenho. E para que
esse tipo de avaliação dê certo e o aluno seja honesto ao avaliá-lo, é preciso
que seja uma prática comum no processo de avaliação da escola.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola
Fonte:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/avaliacao-continua.htm
As vantagens ao avaliar
os alunos são:
ü Descobrir e trabalhar de
maneira eficiente a dificuldade do aluno.
ü Caminhar junto com o
aluno, sem julgá-lo, importando-se e encontrando soluções.
ü Tratar todos com
igualdade, para que o mesmo divida as dificuldades e dúvidas com o educador.
Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e
Priscila Fuzita
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