sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Avaliando os níveis de leitura das crianças em fase de alfabetização

“LER É MAIS IMPORTANTE QUE ESTUDAR” (ZIRALDO)
Para avaliar os níveis de leitura das crianças em fase de alfabetização o docente deve entender a leitura não como um ato de aprender a decodificar as letras e conhecer a estrutura da língua, e sim como um ato de envolvimento, onde a escrita e o pensamento se integre e se relacione de forma tão natural como à fala e o pensamento.
Os três níveis de leitura são:
·       Leitura Objetiva
·       Leitura Inferencial
·       Leitura Avaliativa
Para identificar possíveis dificuldades nos níveis de leitura, o professor deve ficar atento analisando a evolução das crianças para não permitir que uma dificuldade perpetue comprometendo seu desempenho, as dificuldades devem ser percebidas e sanadas assim que surgem.
·       Leitura Objetiva: é o nível mais básico de leitura, onde os alunos aprendem a decodificar as letras, montar palavras e frases. Nesse nível a criança reconhece as palavras, compreende significado de frases curtas, relaciona elementos explícitos do texto, aumenta seu vocabulário, conforme vai evoluindo reconhece elementos de ligação já percebem eventuais falhas de coerência na história.
·       Leitura Inferencial: o aluno consegue identificar o ambiente em que o texto ocorre, percebe o espaço e o tempo da história. Nesse nível o aluno reconhece o que esta escrita e passa a deduzir os elementos implícitos no texto, percebe o conjunto de informações sugeridas na história. Conforme vai ampliando sua bagagem de leitor, amplia também sua quantidade de leituras realizadas, chegando ao nível de leitura avaliativa.
·       Leitura Avaliativa: neste nível o leitor é capaz de ler o texto e estabelecer relação entre as informações explícitas e implícitas, consegue relaciona-las com outros textos, temas e informações, desenvolve sua capacidade de leitor de dar opinião sobre um texto baseando-se também em suas experiências anteriores.
Para avaliar o nível de leitura das crianças é importante propor atividades lúdicas, onde a criança assimile o hábito de leitura como algo prazeroso e este ambiente deve permanecer o mais natural possível, sem cobranças.
Veja as quatro etapas que devem ser seguidas para conseguir uma boa avaliação:
1.    Etapa de Motivação
2.    Etapa de Leitura
3.    Etapa de Avaliação do Nível de Leitura
4.    Fase de Consolidação dos Resultados
Na primeira etapa que corresponde a Etapa da Motivação onde cabe ao educador estimular a curiosidade da criança sobre o texto que será lido, explorando o livro e o título para que o aluno fale sobre o que acha que a história do livro irá tratar. O educador deve seguir com perguntas inferenciais que mostre ao educando quão divertida deve ser a história, como por exemplo, utilizando o título e as imagens da capa do livro questionar “Veja só o título, o que esta história deve nos contar?”.
Já a segunda etapa, chamada de Etapa de Leitura permite que as crianças fiquem à vontade com o livro, jamais sendo comparada a outras crianças, o educador jamais deve questionar quem já acabou de ler e sim acompanhar com os olhos e efetuar seus registros, sem constranger perceber aqueles que demoram mais tempo para desenvolver as atividades e auxiliá-los.
Na terceira etapa que é a Etapa de Avaliação do Nível de Leitura este é o momento onde o educador deve agir ativamente com atividades apropriadas, investigando o nível de leitura da criança. Deve iniciar este processo com atividades de níveis mais básicos até atingir os níveis mais sofisticados e a avaliação deve ser feita sem cobranças, sem que percebam que estão sendo avaliadas, devem acreditar que estão participando de uma conversa descontraída sobre o livro que leram.
Nessa etapa deve iniciar com perguntas objetivas como “Qual nome do personagem principal?”, depois introduzir elementos menos explícitos do texto fazendo inferição partindo do que está escrito para a opinião do leitor, como “Qual será a cor do bicho-folha?”.
E por fim chegar ao nível da leitura avaliativa que leva os educandos a expressar sua opinião sobre os assuntos, explorando possibilidades e verificando a capacidade de relacionar informações das histórias com informações de outras fontes. O educador por sua vez deve introduzir questões como “Você acha que esta história se parece com a outra?”, “Por quê?”, relacionar as diferenças de uma história com a outra, como por exemplo, a história do livro com o filme e assim sucessivamente.
 A quarta etapa é a Fase de Consolidação dos Resultados, nesta etapa é a fase onde ocorre a conclusão e como próprio nome já diz ocorre a consolidação dos resultados.
O trabalho de avaliação de leitura só se conclui nesta fase, pois à medida que o educador descobre as forças e as fraquezas das crianças desenvolve um trabalho minucioso sobre seus pontos fracos sem que ela perceba, de forma que garanta sua formação como leitor independente, lembrando que esta etapa não pode ser definida com a leitura de apenas um livro, é necessário várias leituras, pois é um processo.
Neste processo o educador desenvolve nas crianças o gosto pela leitura que levarão pelo resto de suas vidas, ressaltando que este trabalho é de suma importância, pois em nosso país a maior parte da população não tem hábito de leitura como parte de sua rotina e essa é a oportunidade de introduzir essa rotina na vida das crianças, uma vez que não basta meramente alfabetizar e sim formar leitores que tenham prazer em ler.



Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita


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