“LER É MAIS IMPORTANTE
QUE ESTUDAR” (ZIRALDO)
Para avaliar os níveis
de leitura das crianças em fase de alfabetização o docente deve entender a
leitura não como um ato de aprender a decodificar as letras e conhecer a
estrutura da língua, e sim como um ato de envolvimento, onde a escrita e o
pensamento se integre e se relacione de forma tão natural como à fala e o
pensamento.
Os três níveis de
leitura são:
·
Leitura Objetiva
·
Leitura Inferencial
·
Leitura Avaliativa
Para identificar
possíveis dificuldades nos níveis de leitura, o professor deve ficar atento analisando
a evolução das crianças para não permitir que uma dificuldade perpetue
comprometendo seu desempenho, as dificuldades devem ser percebidas e sanadas
assim que surgem.
·
Leitura
Objetiva: é o nível mais básico de leitura, onde os alunos
aprendem a decodificar as letras, montar palavras e frases. Nesse nível a
criança reconhece as palavras, compreende significado de frases curtas,
relaciona elementos explícitos do texto, aumenta seu vocabulário, conforme vai
evoluindo reconhece elementos de ligação já percebem eventuais falhas de
coerência na história.
·
Leitura
Inferencial: o aluno consegue identificar o
ambiente em que o texto ocorre, percebe o espaço e o tempo da história. Nesse
nível o aluno reconhece o que esta escrita e passa a deduzir os elementos
implícitos no texto, percebe o conjunto de informações sugeridas na história.
Conforme vai ampliando sua bagagem de leitor, amplia também sua quantidade de
leituras realizadas, chegando ao nível de leitura avaliativa.
·
Leitura
Avaliativa: neste nível o leitor é capaz de ler o
texto e estabelecer relação entre as informações explícitas e implícitas,
consegue relaciona-las com outros textos, temas e informações, desenvolve sua
capacidade de leitor de dar opinião sobre um texto baseando-se também em suas
experiências anteriores.
Para
avaliar o nível de leitura das crianças é importante propor atividades lúdicas,
onde a criança assimile o hábito de leitura como algo prazeroso e este ambiente
deve permanecer o mais natural possível, sem cobranças.
Veja as quatro etapas que devem ser
seguidas para conseguir uma boa avaliação:
1.
Etapa de Motivação
2.
Etapa de Leitura
3.
Etapa de Avaliação do Nível de
Leitura
4.
Fase de Consolidação dos Resultados
Na primeira etapa que
corresponde a Etapa da Motivação onde
cabe ao educador estimular a curiosidade da criança sobre o texto que será
lido, explorando o livro e o título para que o aluno fale sobre o que acha que
a história do livro irá tratar. O educador deve seguir com perguntas
inferenciais que mostre ao educando quão divertida deve ser a história, como
por exemplo, utilizando o título e as imagens da capa do livro questionar “Veja
só o título, o que esta história deve nos contar?”.
Já a segunda etapa,
chamada de Etapa de Leitura permite
que as crianças fiquem à vontade com o livro, jamais sendo comparada a outras
crianças, o educador jamais deve questionar quem já acabou de ler e sim
acompanhar com os olhos e efetuar seus registros, sem constranger perceber
aqueles que demoram mais tempo para desenvolver as atividades e auxiliá-los.
Na terceira etapa que é
a Etapa de Avaliação do Nível de Leitura
este é o momento onde o educador deve agir ativamente com atividades
apropriadas, investigando o nível de leitura da criança. Deve iniciar este
processo com atividades de níveis mais básicos até atingir os níveis mais
sofisticados e a avaliação deve ser feita sem cobranças, sem que percebam que
estão sendo avaliadas, devem acreditar que estão participando de uma conversa
descontraída sobre o livro que leram.
Nessa etapa deve
iniciar com perguntas objetivas como “Qual nome do personagem principal?”,
depois introduzir elementos menos explícitos do texto fazendo inferição
partindo do que está escrito para a opinião do leitor, como “Qual será a cor do
bicho-folha?”.
E por fim chegar ao
nível da leitura avaliativa que leva os educandos a expressar sua opinião sobre
os assuntos, explorando possibilidades e verificando a capacidade de relacionar
informações das histórias com informações de outras fontes. O educador por sua
vez deve introduzir questões como “Você acha que esta história se parece com a
outra?”, “Por quê?”, relacionar as diferenças de uma história com a outra, como
por exemplo, a história do livro com o filme e assim sucessivamente.
A quarta etapa é a Fase de Consolidação dos Resultados, nesta etapa é a fase onde
ocorre a conclusão e como próprio nome já diz ocorre a consolidação dos
resultados.
O trabalho de avaliação
de leitura só se conclui nesta fase, pois à medida que o educador descobre as
forças e as fraquezas das crianças desenvolve um trabalho minucioso sobre seus
pontos fracos sem que ela perceba, de forma que garanta sua formação como
leitor independente, lembrando que esta etapa não pode ser definida com a
leitura de apenas um livro, é necessário várias leituras, pois é um processo.
Neste processo o
educador desenvolve nas crianças o gosto pela leitura que levarão pelo resto de
suas vidas, ressaltando que este trabalho é de suma importância, pois em nosso
país a maior parte da população não tem hábito de leitura como parte de sua
rotina e essa é a oportunidade de introduzir essa rotina na vida das crianças,
uma vez que não basta meramente alfabetizar e sim formar leitores que tenham
prazer em ler.
Fonte:http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/39/artigo275033-1.asp
Por Jessica Priscila,
Luciana Gomes e Priscila Fuzita
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