quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Avaliação formativa

A avaliação formativa é fundamentada nos contextos dos alunos e professores e sua função é a regulação da aprendizagem, sendo assim, para que isso ocorra de forma positiva é necessário que o docente estimule o aluno no processo de ensino-aprendizagem, deve-se ressaltar que, este tipo de avaliação baseia-se nos princípios cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo, das teorias socioculturais e das sociocognitivistas.

Para que se possa aplicar uma avaliação formativa é necessário que o docente execute um planejamento organizado para que ele possa guiar suas ações e estas devem incluir tarefas contextualizadas para que os alunos possam solucioná-las de modo que possam desenvolver suas competências, ou seja, atividades diversificadas e adequadas ao nível do desenvolvimento do aluno e este deve ser sempre comunicado sobre seu desempenho.
Contudo, neste formato de avaliação o aluno também tem suas responsabilidades, sendo elas, participar de todo processo avaliativo, demonstrar interesse e galgar novos conhecimentos e utilizar de forma positiva os resultados que recebe do docente referente ao seu desempenho. A avaliação formativa é baseada no construtivismo, sendo assim, neste método avaliativo é o aluno que conduz os processos. os resultados e a própria aprendizagem e em cima disso o professor irá preparar as aulas.
Por fim, para que se possa ter resultados efetivos é necessária a cooperação de ambos, o professor como o orientador de todo o processo ensino-aprendizagem e o aluno atuante que demonstre iniciativa e autonomia.

Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/avaliacao-formativa/


Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita.

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