A avaliação formativa é fundamentada nos contextos dos alunos e
professores e sua função é a regulação da aprendizagem, sendo assim, para que
isso ocorra de forma positiva é necessário que o docente estimule o aluno no
processo de ensino-aprendizagem, deve-se ressaltar que, este tipo de avaliação
baseia-se nos princípios cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo,
das teorias socioculturais e das sociocognitivistas.
Para que se possa aplicar uma avaliação formativa é necessário que o docente
execute um planejamento organizado para que ele possa guiar suas ações e estas
devem incluir tarefas contextualizadas para que os alunos possam solucioná-las
de modo que possam desenvolver suas competências, ou seja, atividades
diversificadas e adequadas ao nível do desenvolvimento do aluno e este deve ser
sempre comunicado sobre seu desempenho.
Contudo, neste formato de avaliação o aluno também tem suas responsabilidades,
sendo elas, participar de todo processo avaliativo, demonstrar interesse e
galgar novos conhecimentos e utilizar de forma positiva os resultados que
recebe do docente referente ao seu desempenho. A avaliação formativa é baseada
no construtivismo, sendo assim, neste método avaliativo é o aluno que conduz os
processos. os resultados e a própria aprendizagem e em cima disso o professor
irá preparar as aulas.
Por fim, para que se possa ter resultados efetivos é necessária a cooperação de
ambos, o professor como o orientador de todo o processo ensino-aprendizagem e o
aluno atuante que demonstre iniciativa e autonomia.
Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/avaliacao-formativa/
Por Jessica Priscila,
Luciana Gomes e Priscila Fuzita.
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