Atualmente, a avaliação externa está cada
vez mais ganhando espaço como instrumento medidor qualitativo de ensino e estes
mostram que a educação brasileira ainda precisa caminhar e muito para poder
garantir a aprendizagem do aluno, sendo assim, o grande desafio que
o país enfrenta é encontrar soluções para se ter uma educação eficiente, ou
seja, uma transformação social, no qual o aluno saia informado, humano e com
discernimento em suas escolhas.
Para que isso ocorra, o governo optou em
aplicar avaliações nas instituições escolares públicas para poder medir o nível
de ensino que busca avaliar o desempenho do aluno em certos momentos da sua
escolarização para que se possa ter um diagnóstico do ensino e estas -
instituições escolares- aplicam avaliações internas para checar se o aluno
reteu as informações necessárias com o critério de aprovar ou reprovar.
Deve se salientar, que são instrumentos
significativos, tanto a avaliação externa como a interna no campo da educação,
em vista que, oferecem subsídios para se estudar novos métodos ou buscar
soluções para a evolução da educação brasileira, mas também é necessário focar
por outro prisma no sentido da formulação das avaliações, pois estas não medem
a evolução do aluno, ou seja, do início de quando ele entrou em determinada série
até o dia que ele efetuou a prova - avaliação externa- ou a avaliação interna
que aprova ou reprova e por este caminho as instituições de ensino estão
sofrendo de evasão escolar, ora, os alunos estão frustrados por não ser
valorizado o conhecimento que possui e não ser trabalhado suas dificuldades.
Urge um olhar mais realista e um
investimento real do governo na área da educação, pois o mesmo sempre está
pronto para cobrar resultados positivos com suas mil e umas provas e muitas
vezes maquiar a realidade inventando programas como leve leite e não falte na
escola, entre outros, mas a sociedade espera o compromisso do governo que é
responsável pelo ser humano em sua totalidade e que este possa dar fundamentos
para ele ser realizado e feliz.
Por fim, segue letra ''Colégio Público''
dos Racionais MC'S que transcreve o cotidiano real de um aluno de classe social
baixa privado de um ensino com qualidade, mas que é submetido a exames
reprovatórios.
Colégio Público - Racionais MC'S
O cotidiano de um colégio público
É sempre igual
Repetitivo, monótono
Paradoxal
Aquela briga logo após o último sinal
Sempre se inicia por um motivo banal
A cobiça do namoradinho alheio
Ou uma desavença no futsal
É intervalo, e no sanguão,
A galera se senta
É hora da refeição
Arroz com ovo ou polenta
O bom mesmo é mingau
Mas aí a fila é bem lenta
A cancha, pequena e ensolarada
É o palco do Show da mulecada
Dribles, gols, arremessos e saques
É no esporte que surgem os destaques
Algumas meninas, ainda menores de idade
Logo cedo se deparam com a maternidade
Muitos, mal concluem o ensino médio
Saem por aí, pixando a parede dos prédios
Poucos sabem o nome da bibliotecária
Poucos pensam em seguir carreira
universitária
O que fica é amizade
Aqueles que a gente nunca esquece
Algum ainda se vê, outro desaparece
O cotidiano de um colégio público
É sempre igual
Repetitivo, monótono, e,
Paradoxal.
Fonte da música: http://letras.mus.br/racionais-mcs/1595357/
Por Jessica Priscila,
Luciana Gomes e Priscila Fuzita
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