sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Caminhos da avaliação

Atualmente, a avaliação externa está cada vez mais ganhando espaço como instrumento medidor qualitativo de ensino e estes mostram que a educação brasileira ainda precisa caminhar e muito para poder garantir a aprendizagem do aluno, sendo assim, o  grande desafio que o país enfrenta é encontrar soluções para se ter uma educação eficiente, ou seja, uma transformação social, no qual o aluno saia informado, humano e com discernimento em suas escolhas.
Para que isso ocorra, o governo optou em aplicar avaliações nas instituições escolares públicas para poder medir o nível de ensino que busca avaliar o desempenho do aluno em certos momentos da sua escolarização para que se possa ter um diagnóstico do ensino e estas - instituições escolares- aplicam avaliações internas para checar se o aluno reteu as informações necessárias com o critério de aprovar ou reprovar.
Deve se salientar, que são instrumentos significativos, tanto a avaliação externa como a interna no campo da educação, em vista que, oferecem subsídios para se estudar novos métodos ou buscar soluções para a evolução da educação brasileira, mas também é necessário focar por outro prisma no sentido da formulação das avaliações, pois estas não medem a evolução do aluno, ou seja, do início de quando ele entrou em determinada série até o dia que ele efetuou a prova - avaliação externa- ou a avaliação interna que aprova ou reprova e por este caminho as instituições de ensino estão sofrendo de evasão escolar, ora, os alunos estão frustrados por não ser valorizado o conhecimento que possui e não ser trabalhado suas dificuldades.
Urge um olhar mais realista e um investimento real do governo na área da educação, pois o mesmo sempre está pronto para cobrar resultados positivos com suas mil e umas provas e muitas vezes maquiar a realidade inventando programas como leve leite e não falte na escola, entre outros, mas a sociedade espera o compromisso do governo que é responsável pelo ser humano em sua totalidade e que este possa dar fundamentos para ele ser realizado e feliz.
Por fim, segue letra ''Colégio Público'' dos Racionais MC'S que transcreve o cotidiano real de um aluno de classe social baixa privado de um ensino com qualidade, mas que é submetido a exames reprovatórios.

Colégio Público - Racionais MC'S

O cotidiano de um colégio público
É sempre igual
Repetitivo, monótono
Paradoxal
Aquela briga logo após o último sinal
Sempre se inicia por um motivo banal
A cobiça do namoradinho alheio
Ou uma desavença no futsal

É intervalo, e no sanguão,
A galera se senta
É hora da refeição
Arroz com ovo ou polenta
O bom mesmo é mingau
Mas aí a fila é bem lenta
A cancha, pequena e ensolarada
É o palco do Show da mulecada
Dribles, gols, arremessos e saques
É no esporte que surgem os destaques

Algumas meninas, ainda menores de idade
Logo cedo se deparam com a maternidade

Muitos, mal concluem o ensino médio
Saem por aí, pixando a parede dos prédios

Poucos sabem o nome da bibliotecária
Poucos pensam em seguir carreira universitária

O que fica é amizade
Aqueles que a gente nunca esquece
Algum ainda se vê, outro desaparece


O cotidiano de um colégio público
É sempre igual
Repetitivo, monótono, e,
Paradoxal.

Fonte da música: http://letras.mus.br/racionais-mcs/1595357/


Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita

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