Há muita confusão em
torno deste conceito Progressão Continuada que por muitas vezes é confundido
com Aprovação Automática, a diferença entre estes conceitos se dá pelo fato de
a progressão continuada preocupar-se com o aprendizado do aluno e a aprovação
automática deixa este aspecto de lado.
A progressão continuada
prioriza o aprendizado do aluno, esse processo é dividido por ciclos letivo,
adotando mais que os 200 dias previsto na lei, o ciclo de aprendizagem do aluno
pode ser de dois ou três meses, um semestre, um ano, seu objetivo é dividir o
calendário anual aprofundando-se na concepção sobre o ensino e a aprendizagem.
Levando em consideração
que os alunos têm diversas maneiras e ritmos de aprender, e que todos têm
condições de alcançar esse processo, o educando deve ter oportunidades para
amadurecer e superar seus desafios, onde seja considerado todos os fatores que
interfiram na sua capacidade de aprender.
Ao invés de uma
reprovação, onde o aluno deve começar tudo de novo, provocando desinteresse e
desistência para a progressão continuada os alunos podem progredir em um curto
período desde que lhe ofereça oportunidades, diagnosticando as dificuldades
precocemente.
A função da progressão continuada é garantir a
todos o direito de aprender, acreditando que com um tempo maior disponível
todos podem atingir as expectativas de aprendizagem, o aluno só pode ser retido
ao fim de cada um das etapas dos ciclos, caso não alcance os objetivos
definidos para esse período, isto proporciona um ganho significativo para o
desenvolvimento dos alunos.
Para que a progressão
continuada funcione é necessária avaliação permanente e apoio pedagógico,
investimentos devem ser feitos para a mudança da escola, é necessário saber que
a responsabilidade pelo aprendizado e por uma possível reprovação não é do
aluno, pensa-se que se o aluno não alcançou os objetivos foi pelo fato de não
lhe ter sido oferecido condições para tal.
A progressão continuada
defende uma escola que avalie continuamente, detectando falhas e dificuldades
assim que surgem, oferecendo tempo e espaço para o apoio pedagógico sempre que
os alunos necessitarem durante o ano, além de buscar que professores tenham
formação permanente, desenvolvendo, aplicando e adquirindo conhecimento sobre
múltiplas formas de ensinar nas diversas áreas, respeitando a singularidade do
aluno.
Já a aprovação
automática é algo sem cobrança, sem apoio, sem avaliação, o aluno é empurrado,
segue adiante sem receber nenhum preparo, nenhum critério é seguido e ao final
deste processo o aluno sairá do sistema com falha na sua formação, e a escola
receberá a culpa pelo descaso e terá atribuições quanto a falha na formação
destes sujeitos.
Podemos compreender que
diferente da aprovação automática, a progressão continuada preocupa-se com a
aprendizagem efetiva do alunado, onde a escola tem a obrigação de promover a
oportunidade para que todos aprendam, por isso é imprescindível que
compreendamos tais conceitos que apesar de bem diferentes por meio de
nomenclaturas são confundidos. Além disso, a progressão continuada prioriza a
não repetência pelo fato de oferecer subsídios para que este fracasso seja
evitado, o aluno deve ter tempo para construir seu aprendizado, já a aprovação
automática permite que o aluno siga sem
preparo, sem formação.
Por Jessica Priscila,
Luciana Gomes e Priscila Fuzita
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