sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mal-entendido sobre Progressão Continuada que por muitas vezes é confundida com Aprovação Automática

Há muita confusão em torno deste conceito Progressão Continuada que por muitas vezes é confundido com Aprovação Automática, a diferença entre estes conceitos se dá pelo fato de a progressão continuada preocupar-se com o aprendizado do aluno e a aprovação automática deixa este aspecto de lado.
A progressão continuada prioriza o aprendizado do aluno, esse processo é dividido por ciclos letivo, adotando mais que os 200 dias previsto na lei, o ciclo de aprendizagem do aluno pode ser de dois ou três meses, um semestre, um ano, seu objetivo é dividir o calendário anual aprofundando-se na concepção sobre o ensino e a aprendizagem.
Levando em consideração que os alunos têm diversas maneiras e ritmos de aprender, e que todos têm condições de alcançar esse processo, o educando deve ter oportunidades para amadurecer e superar seus desafios, onde seja considerado todos os fatores que interfiram na sua capacidade de aprender.
Ao invés de uma reprovação, onde o aluno deve começar tudo de novo, provocando desinteresse e desistência para a progressão continuada os alunos podem progredir em um curto período desde que lhe ofereça oportunidades, diagnosticando as dificuldades precocemente.
 A função da progressão continuada é garantir a todos o direito de aprender, acreditando que com um tempo maior disponível todos podem atingir as expectativas de aprendizagem, o aluno só pode ser retido ao fim de cada um das etapas dos ciclos, caso não alcance os objetivos definidos para esse período, isto proporciona um ganho significativo para o desenvolvimento dos alunos.
Para que a progressão continuada funcione é necessária avaliação permanente e apoio pedagógico, investimentos devem ser feitos para a mudança da escola, é necessário saber que a responsabilidade pelo aprendizado e por uma possível reprovação não é do aluno, pensa-se que se o aluno não alcançou os objetivos foi pelo fato de não lhe ter sido oferecido condições para tal.
A progressão continuada defende uma escola que avalie continuamente, detectando falhas e dificuldades assim que surgem, oferecendo tempo e espaço para o apoio pedagógico sempre que os alunos necessitarem durante o ano, além de buscar que professores tenham formação permanente, desenvolvendo, aplicando e adquirindo conhecimento sobre múltiplas formas de ensinar nas diversas áreas, respeitando a singularidade do aluno.
Já a aprovação automática é algo sem cobrança, sem apoio, sem avaliação, o aluno é empurrado, segue adiante sem receber nenhum preparo, nenhum critério é seguido e ao final deste processo o aluno sairá do sistema com falha na sua formação, e a escola receberá a culpa pelo descaso e terá atribuições quanto a falha na formação destes sujeitos.
Podemos compreender que diferente da aprovação automática, a progressão continuada preocupa-se com a aprendizagem efetiva do alunado, onde a escola tem a obrigação de promover a oportunidade para que todos aprendam, por isso é imprescindível que compreendamos tais conceitos que apesar de bem diferentes por meio de nomenclaturas são confundidos. Além disso, a progressão continuada prioriza a não repetência pelo fato de oferecer subsídios para que este fracasso seja evitado, o aluno deve ter tempo para construir seu aprendizado, já a aprovação automática  permite que o aluno siga sem preparo, sem formação.

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/progressao-continuada-nao-aprovacao-automatica-611988.shtml


Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita


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