Na educação infantil
onde é necessário um acompanhamento contínuo é imprescindível que seja feito
registros individuais e coletivos dos educandos, para que este trabalho
funcione corretamente o docente deve se programar para efetuar as anotações
durante as atividades, pode anotar em um caderno e nele reunir todas as
informações que julgue necessária. Além de acompanhar o desenvolvimento das
crianças este trabalho permite ao docente rever seus métodos e estratégias,
porém é necessário atenção, observação, registro, reflexão, planejamento para
alcançar uma boa avaliação.
O plano de trabalho
abaixo oferece dicas importantes para formar um relatório de avaliação preciso
e completo sobre o desempenho dos seus alunos.
Atividades - Plano de trabalho
Objetivos
. Avaliar o desempenho.
. Comunicar à criança e à família o progresso.
Ano
Creche e pré-escola.
Tempo estimado
Uma hora para análise e registro após cada período. Filmagens e fotos devem ser feitas durante as atividades.
Materiais necessários
Um diário e, se possível, máquina fotográfica e filmadora.
Desenvolvimento
- Proponha atividades considerando os saberes já adquiridos pela turma. Para que o planejamento seja o mais acertado possível, é preciso conhecer muito bem cada um e seu jeito de aprender, assim como o conteúdo que está em pauta.
- Observe com olhar apurado, prestando atenção no que as crianças fazem ou deixam de fazer, nas falas ou na ausência delas. Converse com elas para compreender o modo como alcançam os objetivos socioafetivos e cognitivos. Busque ajuda se preciso.
- Acompanhe a trajetória da ação e do pensamento da criança. Identifique o ritmo, a maneira e o tempo de realizar as coisas de cada uma - sempre individualmente - e faça as intervenções necessárias para que o avanço aconteça.
- Identifique a diversidade apresentada pela turma para pensar em agrupamentos produtivos.
- Registre as observações, pois a memória não dá conta de armazenar todos os acontecimentos de um período de dois, três ou quatro meses da vida escolar da garotada.
- Organize-se para anotar, fotografar, filmar e arquivar as produções em sala. Esse processo varia. Portanto, escolha o que for mais eficiente para você. Prática, persistência e constância asseguram a coleta dos fatos e dos dados necessários para a avaliação.
- Converse com os pequenos depois de observá-los e antes de analisar os resultados. Fale também com os pais, orientadores pedagógicos e outros adultos, buscando novos pontos de vista que ampliem a compreensão dos processos de aprendizagem.
- Analise a produção ao longo de um período, comparando tarefas e atividades variadas, sem se prender a uma específica.
- Faça registros significativos, documentando, ilustrando a história e destacando os fatos mais relevantes, principalmente as falas e ações inesperadas.
- Escreva um relatório ou organize um portfólio com a análise. Nele deve constar o percurso de aprendizagem e a relação entre os conhecimentos no começo e no fim do período analisado. Registre também as intervenções feitas por você para alcançar os objetivos.
- Replaneje. A avaliação é antes de tudo um instrumento para o professor nortear seu planejamento.
- Faça um mapa sobre o que cada um já sabe e o que precisa aprender: é tempo de repensar.
- Escreva uma carta para cada aluno relatando o progresso dele e os pontos de destaque no período.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/melhor-que-boletim-424780.shtml
Por Jessica Priscila,
Luciana Gomes e Priscila Fuzita
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