sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Conheça um plano de trabalho que torna possível uma avaliação de desempenho significativa dos alunos da creche e da pré-escola

Na educação infantil onde é necessário um acompanhamento contínuo é imprescindível que seja feito registros individuais e coletivos dos educandos, para que este trabalho funcione corretamente o docente deve se programar para efetuar as anotações durante as atividades, pode anotar em um caderno e nele reunir todas as informações que julgue necessária. Além de acompanhar o desenvolvimento das crianças este trabalho permite ao docente rever seus métodos e estratégias, porém é necessário atenção, observação, registro, reflexão, planejamento para alcançar uma boa avaliação.
O plano de trabalho abaixo oferece dicas importantes para formar um relatório de avaliação preciso e completo sobre o desempenho dos seus alunos.


Atividades - Plano de trabalho 

Objetivos 
. Avaliar o desempenho. 
. Comunicar à criança e à família o progresso. 

Ano 
Creche e pré-escola. 

Tempo estimado 
Uma hora para análise e registro após cada período. Filmagens e fotos devem ser feitas durante as atividades. 

Materiais necessários 
Um diário e, se possível, máquina fotográfica e filmadora. 

Desenvolvimento 
- Proponha atividades considerando os saberes já adquiridos pela turma. Para que o planejamento seja o mais acertado possível, é preciso conhecer muito bem cada um e seu jeito de aprender, assim como o conteúdo que está em pauta. 
- Observe com olhar apurado, prestando atenção no que as crianças fazem ou deixam de fazer, nas falas ou na ausência delas. Converse com elas para compreender o modo como alcançam os objetivos socioafetivos e cognitivos. Busque ajuda se preciso. 
- Acompanhe a trajetória da ação e do pensamento da criança. Identifique o ritmo, a maneira e o tempo de realizar as coisas de cada uma - sempre individualmente - e faça as intervenções necessárias para que o avanço aconteça. 
- Identifique a diversidade apresentada pela turma para pensar em agrupamentos produtivos. 
- Registre as observações, pois a memória não dá conta de armazenar todos os acontecimentos de um período de dois, três ou quatro meses da vida escolar da garotada. 
- Organize-se para anotar, fotografar, filmar e arquivar as produções em sala. Esse processo varia. Portanto, escolha o que for mais eficiente para você. Prática, persistência e constância asseguram a coleta dos fatos e dos dados necessários para a avaliação. 
- Converse com os pequenos depois de observá-los e antes de analisar os resultados. Fale também com os pais, orientadores pedagógicos e outros adultos, buscando novos pontos de vista que ampliem a compreensão dos processos de aprendizagem. 
- Analise a produção ao longo de um período, comparando tarefas e atividades variadas, sem se prender a uma específica. 
- Faça registros significativos, documentando, ilustrando a história e destacando os fatos mais relevantes, principalmente as falas e ações inesperadas. 
- Escreva um relatório ou organize um portfólio com a análise. Nele deve constar o percurso de aprendizagem e a relação entre os conhecimentos no começo e no fim do período analisado. Registre também as intervenções feitas por você para alcançar os objetivos. 
- Replaneje. A avaliação é antes de tudo um instrumento para o professor nortear seu planejamento. 
- Faça um mapa sobre o que cada um já sabe e o que precisa aprender: é tempo de repensar. 
- Escreva uma carta para cada aluno relatando o progresso dele e os pontos de destaque no período.



Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/melhor-que-boletim-424780.shtml



Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita

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