Diagnóstico inicial,
provas, observações de atividades realizadas em sala de aula, exercícios de
sondagem, situações-problema, trabalhos em grupo, tarefas de casa - em
conjunto, esses e outros instrumentos de avaliação ajudam a enxergar os
diferentes saberes de cada um. Olhar apenas a nota das provas é absolutamente
insuficiente para averiguar o que foi aprendido. Ainda mais quando sabemos que
esse tipo de avaliação nem sempre é preparado de uma forma que permita checar
se cada conteúdo trabalhado foi de fato aprendido. "Avaliação bem feita e
válida é aquela que está relacionada aos objetivos de ensino e traz perguntas
que abordam tudo o que foi ensinado. Ela permite que o aluno descreva o que
aprendeu ou deixou de aprender", afirma Luckesi. "Sem ter clareza
sobre as dificuldades de cada um, o professor pensa que terá de trabalhar com
muito mais conteúdos do que o necessário e acaba desistindo da recuperação."
O docente deve ter consciência que seus alunos são
seres distintos uns dos outros, sendo assim,
eles possuem suas particularidades, dificuldades, interesses e maneiras
diversas de aprender os conteúdos apresentados pelo professor.
Dessa forma, o docente deve ter cuidado ao preparar e dar a aula de reforço para assegurar a aprendizagem de todos os alunos.
Dessa forma, o docente deve ter cuidado ao preparar e dar a aula de reforço para assegurar a aprendizagem de todos os alunos.
Por Jessica Priscila,
Luciana Gomes e Priscila Fuzita
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