sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Por dentro do Saresp

O Saresp é uma prova aplicada anualmente, desde 1996, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para avaliar o Ensino Básico na rede estadual.


Em 2007, passou a utilizar a metodologia dos exames nacionais (SAEB e Prova Brasil), o que permitiu a comparação de resultados, que são utilizados para calcular o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
Até 2012, a prova era aplicada em alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Desde 2013, porém, as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental também prestam a prova, que será realizada nos dias 11 e 12 de novembro. A mudança acontece em razão da determinação da Secretaria da Educação do Estado em adotar os 7 anos de idade como a nova meta etária de alfabetização em São Paulo, enquanto no Brasil a meta é de 8 anos.
Neste ano, mais 800 mil estudantes das redes particulares, SESI e Centro Paula Souza também participam da prova, totalizando 2,1 milhões de inscritos.


As disciplinas a serem avaliadas são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio). Haverá aplicação de prova de Redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de cada rede de ensino.



Além da prova, os alunos devem preencher um questionário com informações sobre suas características pessoais, socioeconômicas e culturais e situação escolar. Professores, coordenadores e diretores também são solicitados a fornecer dados relacionados ao processo de aprendizagem do aluno, à gestão da escola e à implantação de propostas pedagógicas.
Além das mais de 5 mil escolas estaduais, as redes municipais e particular de ensino de São Paulo também podem aderir a avaliação. Em 2014, todas as 645 cidades do estado de São Paulo terão escolas participantes. Serão 3.419 escolas da rede municipal, 39 particulares, 112 do SESI e 190 do Centro Paula Souza. Em relação a 2013, houve um aumento de 7,2%.



Por Jessica Priscila, Luciana Gomes e Priscila Fuzita

Nenhum comentário:

Postar um comentário